O Inverno e sua função

As 4 estações do ano tem uma importância fundamental em nosso metabolismo e desenvolvimento enquanto indivíduo.

Quando eu estava no Brasil, até pela pouca variação entre as estações, este impacto em nós pode passar despercebido. Mas aqui nos Estados Unidos, a diferença entre estações é brutal, como explico no vídeo abaixo.

A seguir um trecho que explica o poder que as estações do ano tem em nós, feito pela professora de Educação Waldorf (Antroposofia) Maria Chantal Amarante:

“No Verão, a alma humana tende a ser mais passiva. A tendência é de ser mais sonhador. O homem recebe a luz que está fluindo para si a partir do cosmos. O mundo espiritual divino revela-se. A luz é a sabedoria espiritual. O intelecto fica mais lento e a alma se abre para a luz e o calor.

No Outono, a terra começa a dormir e o desejo da alma é a de regressar à sua vida interior, de ir para dentro. A alma humana acorda e o homem fica atento ao que está acontecendo no mundo. Neste momento temos que acordar para o conhecimento  da natureza e da atividade espiritual que está por detrás dela.

No Inverno, a Terra já completou a sua inspiração total, e a alma humana faz uma grande interiorização. A tendência é do ser humano se afundar em si mesmo, num sonho dentro do próprio ser. Devemos ficar atentos às trevas. Temos de chamar a terra de volta da escuridão. A escuridão no inverno é a polaridade da Luz do verão, algo que se evapora das forças do calor e da luz do Verão.  Aqui devemos buscar o estudo e a meditação, caminhos do fortalecimento interior e como contraponto os encontros com o outro, as relações sociais mais profundas.

Na Primavera, a alma humana tem a tendência a entrar nas  forças impetuosas da natureza. A chamada para o ser humano nesse período é o de ficar conectado observando a natureza que desabrocha. O convite é verdadeiramente olhar para si mesmo, olhar-se no espelho e olhar a natureza. O dentro e o fora.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *