Navegando em diferentes culturas

Qual será a profissão do futuro? O que preciso ensinar para que meu filho (a) tenha uma vida de sucesso?

Estas perguntas sempre estiveram na cabeça dos pais e talvez nunca tenha sido tão difícil respondê-las.

O mundo está mudando a uma velocidade impressionante. Como saber as profissões desejadas daqui há 10-20 anos?

Não há como saber. Simples assim.

Deixe de querer controlar sua vida, a vida dos seus filhos, o futuro, todos os cenários possíveis…Apenas aceite que grande parte da vida não está sob seu controle…

Esqueça a noção de sucesso como o mundo te vende hoje: ter um bom emprego, casa e carros dos sonhos, ausência de stress e problemas. Isso não é sucesso e nunca foi.

Ao invés de gastarmos tanta energia nos preocupando com o futuro, com as carreiras que nossos filhos precisam escolher, te convido a focar no essencial: transmita valores nobres para seus filhos, ensine o pequeno (a) a escolher com o coração e a viver a partir dos seus talentos naturais.

Uma educação em casa e na escola pautada por valores nobres como amar a si próprio e aos outros, cooperação ao invés de competição, ritmo (leia meu post sobre este tema) e espiritualidade já é o caminho para uma vida plena.

E outro aspecto cada vez mais importante é saber navegar em diferentes culturas. Apesar de solavancos, nosso mundo estará cada vez mais integrado, pode acreditar. Uma ferramenta que gosto muito é este simulador que permite comparar as culturas de diferentes países com base em 6 aspectos diferentes. Confira aqui.

Seu filho (a) vai viajar e muito. E talvez trabalhar com pessoas de outras culturas. Saber navegar e bem neste ambiente é fundamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *