18 de fev de 2016

O grande responsável pelos problemas do Brasil sou eu, você, todos nós


Gostei muito do texto a seguir.

Concordo com quase tudo que foi dito. Para quem já morou fora do Brasil e pode olhar nosso país de forma neutra, estas palavras vão significar muito.

A síntese é algo que tenho defendido nos últimos anos: o grande responsável pelos problemas do Brasil sou eu, você, todos nós.

Sim, a classe política tem culpa mas os políticos nada mais são do que um reflexo do povo brasileiro. Como imaginar que os deputados são corruptos e o povo honesto?

Os políticos são corruptos e o povo brasileiro é corrupto.

Sim, avançamos muito nos últimos 30 anos:

1. Estamos vivendo o maior período democrático da história do Brasil!
2. A distribuição de renda melhorou
3. A educação melhorou
4. A saúde melhorou
5. O tecnologia trouxe avanços incríveis

E muito mais!

Só que ainda falta muito, muito mesmo para sermos um país desenvolvido.

A começar por uma mudança profunda de cultura, mentalidade, hábitos...

O jeitinho brasileiro precisa acabar!

E por mais que o texto a seguir seja crítico, não podemos nos esquecer dos avanços incríveis dos últimos 30 anos e de que esta nova consciência já começou a surgir na sociedade e nos indivíduos.


Uma Carta Aberta ao Brasil
Mark Manson

Querido Brasil,

O Carnaval acabou. O “ano novo” finalmente vai começar e eu estou te deixando para voltar para o meu país.

Assim como vários outros gringos, eu também vim para cá pela primeira vez em busca de festas, lindas praias e garotas. O que eu não poderia imaginar é que eu passaria a maior parte dos 4 últimos anos dentro das suas fronteiras. Aprenderia muito sobre a sua cultura, sua língua, seus costumes e que, no final deste ano, eu me casaria com uma de suas garotas.

Não é segredo para ninguém que você está passando por alguns problemas. Existe uma crise política, econômica, problemas constantes em relação à segurança, uma enorme desigualdade social e agora, com uma possível epidemia do Zika vírus, uma crise ainda maior na saúde.

Durante esse tempo em que estive aqui, eu conheci muitos brasileiros que me perguntavam: “Por que? Por que o Brasil é tão ferrado? Por que os países na Europa e América do Norte são prósperos e seguros enquanto o Brasil continua nesses altos e baixos entre crises década sim, década não?”

No passado, eu tinha muitas teorias sobre o sistema de governo, sobre o colonialismo, políticas econômicas, etc. Mas recentemente eu cheguei a uma conclusão. Muita gente provavelmente vai achar essa minha conclusão meio ofensiva, mas depois de trocar várias ideias com alguns dos meus amigos, eles me encorajaram a dividir o que eu acho com todos os outros brasileiros.

Então aí vai: é você.

Você é o problema.

Sim, você mesmo que está lendo esse texto. Você é parte do problema. Eu tenho certeza de não é proposital, mas você não só é parte, como está perpetuando o problema todos os dias.

Continue a ler o texto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário