14 de dez de 2015

2 filmes para você ser mais otimista

Nos dias atuais é fácil ser fisgado pelo negativismo da mídia e achar que tudo está ruim em nossa cidade, no Brasil, no mundo.

Afinal, a impressão que temos é a de que "nunca antes na história deste país" houve tanta corrupção, tanto individualismo, tanto materialismo, tanto terrorismo e por aí vai...

Eu sou otimista. Tenho meus altos e baixos, mas sou otimista. 

Há alguns anos atrás fui dar aulas de História num cursinho pré-vestibular comunitário. História sempre foi uma das minhas matérias favoritas e tive que estudar bastante para preparar as aulas. Lembro que fiquei com uma clara impressão de que a humanidade evoluiu e muito. O Brasil não foge à regra. Há 100 anos atrás éramos um país rural, atrasadíssimo.

Claro que há muitos problemas hoje em dia. E nossa missão é realmente trabalhar para fazer do Brasil e do mundo um lugar melhor. Temos que nos mobilizar perante às injustiças e agir para que todas as esferas da sociedade melhorem.

Mas não podemos nunca perder de vista o momento extraordinário em que estamos vivendo. Uma era de inúmeras possibilidades. Um período de grande evolução da consciência, para fazer um paralelo com meu post anterior, sobre a evolução da consciência descrita pelo filósofo norte-americano Ken Wilber.

Você ainda está em dúvida se melhoramos?

Te indico 2 filmes sensacionais. Ambos contam histórias verdadeiras. 


O primeiro se passa nos Estados Unidos em 1925. Um professor de uma pequena cidade foi acusado de violar a lei por ensinar a Teoria da Evolução de Darwin a seus alunos. O julgamento obteve repercussão nacional. O advogado que o acusava era um político que chegou a concorrer à presidência dos EUA por 3 vezes...

Inherit the Wind foi lançado no Brasil como "O vento será tua herança" e está disponível no Netflix.


O segundo é uma história mais conhecida, que envolve o líder negro Martin Luther King. O filme trata da marcha realizada em 1965 que partiu da cidade de Selma, no interior dos Estados Unidos, em prol do direito de voto aos negros.

Ótimos filmes para assistir, debater em grupos e refletir sobre a evolução da humanidade no último século :)

Um comentário:

  1. Obrigada por compartilhar este pensamento e estes dois filmes. Vou assistir! Com certeza estamos em franca evolução e isso envolve mudanças, o gera desconforto em alguns momentos. Sensação de perda do que tínhamos e receio do que fazer com o novo. Mas estamos crescendo.

    ResponderExcluir