17 de jul de 2015

E-mail, WhatsApp, SMS e o que mais para enlouquecermos de vez?


Quando eu era criança me contaram que o Chaves e sua turma tinham morrido num acidente de avião.

Como naquela época (final dos anos 1980) não existia internet e a enciclopédia Barsa da minha mãe não dizia nada sobre o Chaves, fiquei anos pensando que ele tinha morrido.

Só fui descobrir que a história do avião era uma "lenda urbana" quando surgiu a internet. Este meio de comunicação maravilhoso mudou para sempre nossas vidas. Agora estamos há alguns cliques do "Dr. Google" para nos ensinar sobre doenças, do Wikipedia para entender a história de países e pessoas e muito mais!

Com a internet veio o e-mail e a rotina de ler e enviar mensagens todos os dias.

Com os smartphones, além do tempo que gastamos com e-mails, começaram a surgir as mensagens de texto, WhatsApp, mensagens no Face, Twitter ou até na caixa postal do Linkedin.

Tudo muito bacana. Conseguimos saber de tudo em minutos, falar com todo mundo a hora que quisermos, estar sempre conectados!

Uma maravilha!

Mas nem tanto...

Quando é que vai sobrar tempo para nos desconectarmos?

Tempo para viver a vida verdadeira, off-line...

Estamos gastando cada vez mais tempo respondendo mensagens que, na sua imensa maioria, não criam nada de novo, não agregam valor!

O mais maluco é que as pessoas começam a achar que temos a obrigação de responder tudo na hora!

Impossível viver assim.

Temos que fazer escolhas, priorizar os assuntos mais importantes e saber utilizar os canais de comunicação mais adequados na hora certa e com a finalidade certa...

Vamos começar a mudar esta história já?

# Desafio 1: pare de acessar e-mails de trabalho nos finais de semana

# Desafio 2: priorize os grupos que você participa no Face, What's App e outras ferramentas. Decida sair de grupos que não agregam para sua vida e só te fazem perder tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário