4 de jun de 2015

Por que os otimistas conseguem melhores resultados?


 Otimismo e resiliência caminham juntos.

Sempre lembrando que alguém otimista pode muito bem ser crítico e lutar para mudar seu ambiente (social, profissional, familiar, etc).

Será que você tem a dose certa de otimismo na sua equipe?

"A maioria dos profissionais enfrenta empecilhos no dia a dia, mas a vida de um vendedor é, quase por definição, repleta de fracasso e rejeição. Em muitas áreas, apenas um em cada dez contatos leva a uma venda, o que significa que esses vendedores enfrentam rejeições 90% das vezes. Isso pode ser bastante desanimador depois de um tempo, o que ajuda a explicar por que a rotatividade de vendedores de seguros de vida costuma ser tão alta. No final dos anos 1980, a rotatividade aumentou tanto na MetLife que metade dos novos vendedores desistia no primeiro ano e apenas um de cada cinco permanecia na empresa até o quarto ano. No total a empresa estava perdendo mais de 75 milhões de dólares por ano, só com custos de contratação.

Foi quando a MetLife procurou Martin Seligman (saiba mais sobre ele no meu curso de Felicidade e Bem Estar), que já tinha deixado de estudar o desamparo aprendido em cães e estava então utilizando os resultados destes estudos para explorar como as pessoas se recuperam de todos os tipos de adversidade. Seligman notou que, apesar de a maioria dos participantes das pequisas de fato começar a se sentir angustiada e impotente depois de enfrentar um contratempo depois do outro, uma minoria parecia imune. Não importava qual dificuldade eram forçados a encarar, eles sempre se recuperavam imediatamente. Ele logo descobriu que todos tinham em comum um estilo positivo de interpretar a adversidade ou o que os pesquisadores chamaram de um 'estilo explanatório' otimista.

Dessa forma, quando Seligman foi contratado para ajudar a solucionar os problemas que os vendedores de seguro de vida estavam tendo na MetLife, um dos primeiros fatores que ele analisou foi o estilo explanatório deles. E, de fato, os testes revelaram que os vendedores com estilos mais otimistas vendiam 37% mais seguros do que os pessimistas. Além disso, os vendedores otimistas apresentavam metade da probabilidade de pedir demissão em relação aos pessimistas.

Essa era a resposta que a MetLife estava procurando. Eles decidiram contratar uma força especial de vendedores selecionados exclusivamente com base no estilo explanatório. E a estratégia se mostrou rentável. No ano seguinte, esses vendedores venderam 21% mais que seus colegas pessimistas; no segundo ano, a diferença foi de 57%."

Trecho do livro O JEITO HARVARD DE SER FELIZ

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