16 de mar de 2015

Qualidade da Democracia


Ontem São Paulo teve a maior manifestação pública desde a campanha pelas Diretas Já, em 1984. Em 15/03/2015 mais de 200 mil pessoas (1 milhão segundo a PM) estiveram nas ruas da Avenida Paulista para protestar contra a corrupção e pedir mudanças na política.

Um importante debate é a discussão sobre a qualidade da nossa Democracia. Afinal de contas, evoluímos muito nos últimos 30 anos mas ainda podemos muito mais!

O Brasil ocupa atualmente a posição 44 como país mais democrático (dentre 167 nações) segundo o índice da consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU).

Com essa posição, o Brasil está no grupo das "democracias imperfeitas". Segundo a EIU, nos países que recebem essa classificação há eleições livres e justas e as liberdades civis básicas são respeitadas (como liberdade de expressão e religiosa). Por outro lado, costuma haver problemas de governança (como corrupção e pouca transparência em órgãos públicos) e baixos níveis de participação política.

2 referências para você ampliar o debate sobre qualidade da Democracia:

Site Qualidade da Democracia

O site Qualidade da Democracia reúne reflexões, artigos de opinião, livros, entrevistas e textos de resultados de pesquisas de autoria de acadêmicos, escritores, jornalistas e artistas, entre outros, que se dedicam ao tema da democracia da perspectiva de sua qualidade.


Economist Intelligence Unit (EIU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário