10 de fev de 2015

Existe estresse positivo?

Em um post anterior prometi que iria compartilhar outros insights sobre o livro Como manter a mente sã, da coleção criada pela The School of Life.

A psicóloga Philippa Perry aborda ao longo do livro 4 aspectos: auto-observação, relacionamentos, estresse e nossas crenças/história de vida.

Sobre estresse, segundo a autora, é importante estarmos engajados em um trabalho e atividades pessoais que nos tragam o "estresse positivo", quando o nível de esforço exigido é desafiador mas ao mesmo tempo alcançável. Esta ideia se aproxima bastante do conceito de flow, um dos elementos do Bem Estar segundo a Psicologia Positiva. Interessante notar também que esta visão vai contra o senso comum que enxerga o stress como algo sempre negativo e que precisa ser evitado a todo custo.

Veja no gráfico abaixo. Atividades que requerem um baixo nível de desafio para pessoas com muitas habilidades geram tédio. Por outro lado, atividades que requerem muito desafio para pouca qualificação criam ansiedade.


Mapear suas atividades atuais é um exercício importante para entender o quanto de "estresse positivo" você tem em sua vida. Sempre lembrando que "estresse positivo" vem de atividades que ajudam a desenvolver novos aprendizados e expandir o potencial do indivíduo.

Exercício: desenhe um circulo no meio de uma folha de papel em branco e inclua as atividades que você realiza hoje e se sente plenamente confortável. Fora deste círculo escreva atividades que você já faz mas geram algum tipo de desafio. Faça um novo círculo ao redor do que acabou de escrever e fora deste escreva as atividades que você gostaria de fazer mas tem medo de tentar.

Você pode continuar fazendo mais círculos com atividades ainda mais desafiadoras. Mas o exercício não acaba aqui! Além de refletir sobre o exercício um insight chave é colocar em prática as atividades desafiadoras, mas passo a passo. O estresse negativo surge geralmente quanto tentamos pular muitas etapas e partir de uma atividade extremamente fácil para uma extremamente desafiadora...

Qual será a próxima atividade desafiadora que você irá fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário