11 de nov de 2014

Há muitos heróis lutando por um mundo melhor

 
A frase acima nunca foi tão verdadeira quando se trata do documentário Virunga, nome de um parque nacional no Congo.

Em meio à guerra civil, os soldados do parque tentam proteger os gorilas-das-montanhas, uma espécie ameaçada de extinção (estima-se que há cerca de 800 no mundo).

Além da guerra, os gorilas são ameaçados pela exploração de petróleo descoberto no parque e sob a concessão de uma empresa britânica chamada Soco (altamente envolvida em atos de corrupção).

Documentários são quase sempre mais impactantes do que filmes pois retratam o mundo real. Neste caso, vemos heróis em ação: o gestor do parque que motiva seu time a dar o sangue (literalmente!) em defesa dos animais, a repórter investigativa que descobre os podres da corrupção, o cuidador dos gorilas que está disposto a morrer por eles.

Ao final do filme fiquei em dúvida se realmente estamos no ano de 2014, século XXI. Às vezes parece que estamos em pleno século XVIII, quando Democracia e justiça social era algo distante e restrito...

Virunga está disponível para assinantes do Netflix. Assista o filme, divulgue esta luta e se engaje nos projetos sociais apoiados pelo parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário