24 de out de 2014

As consolações da Filosofia

O que alguns dos maiores filósofos da história tem a nos dizer sobre a impopularidade, a falta de dinheiro, a frustação e as dificuldades?

 
Este é mais um livro de Alain de Botton, um dos fundadores da inovadora School of Life (agora também presente no Brasil).

Para mim, uma das maiores qualidades de Alain e sua escola, reside na capacidade de fazer a ligação entre a teoria e a prática. Isso se traduz em seus livros de leitura agradável, rápida (e com profundidade) ou nos cursos estilo How To (como fazer), oferecidos pela escola.

Sócrates tem muito a nos dizer sobre acreditar em seus ideais, desafiar o senso comum com seu método de perguntas e permanecer tranquilo diante da setença de morte. Em suas próprias palavras, uma grande lição para os dias atuais:

"Enquanto eu puder respirar e exercer minhas faculdades físicas e mentais, jamais deixarei de praticar a filosofia, de elucidar a verdade e de exortar todos que cruzarem meu caminho a buscá-la [...] Portanto, senhores [...] seja eu absolvido ou não, saibam que não alterarei minha conduta, mesmo que tenha de morrer cem vezes."


Sócrates permaneceu fiel a seus ideais, até o fim.

Neste post falo de Epicuro e sua visão sobre uma vida simples, tema do capítulo 2 do livro.

Mais um grande livro deste autor que está se empenhando em colocar as melhores teorias a serviço de uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário