4 de mar de 2014

Sociedade Civil 2023


Os protestos de Junho/13 chamaram a atenção de muita gente. Parece que a máxima "o povo brasileiro é pacífico e não se mobiliza para nada" está ficando para trás.

Estamos entrando numa nova Era Democrática. Desde 1985 completamos nosso maior período Democrático na história do Brasil.

Enquanto que há 25 anos a demanda era pelo voto direto para presidente, hoje há demandas cada vez maiores por serviços públicos de qualidade. Não queremos apenas um país com um grande PIB. Belos indicadores econômicos também precisam se traduzir em educação, saúde e segurança de primeiro mundo.

Acredito que a Democracia é um sistema vivo que evolui e adquire novos níveis de consciência (veja também a Teoria dos Níveis de Consciência de Ken Wilber) a depender dos atores sociais envolvidos (ONG's, Governos, Partidos Políticos, Cidadãos, Empresas).

Qual o papel da Sociedade Civil nesta evolução da Democracia?

A Reos Partners, uma consultoria especializada em desafios complexos, está facilitando a construção de cenários que projetam como estará a Sociedade Civil Brasileira em 2023. Um exercício fundamental para nos tornarmos agentes de transformação do Brasil, ao invés de apenas sermos atingidos pelos fatos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário