7 de fev de 2014

The Square (A Praça Tahrir)


The Square é um documentário indicado ao Oscar 2014 na sua categoria e que analisa a primavera árabe no Egito sob o ponto de vista dos manifestantes da praça Tahrir, o local onde a revolução popular começou.

Numa escala de 0 a 10, eu daria nota 11 a este filme. As câmeras conseguem captar tudo: o sentimento do povo, as visões distintas de católicos e muçulmanos, a violência empregada pelo exército e a esperança de que o país possa se tornar uma Democracia.

O filme acompanha os altos e baixos de pessoas comuns na sua luta diária por um governo democrático e eleito pelo povo. Algumas lições são claras:

-> O caminho para a Democracia é longo e tortuoso mas o povo do Egito está cada vez mais comprometido a percorrê-lo

-> Interessante notar a semelhança entre a primavera árabe e os protestos contra a Copa e por melhores serviços públicos no Brasil: ambos movimentos são liderados por jovens e com base nas mídias sociais e internet... Em diferentes níveis, a demanda por mais Democracia, Transparência, Ética na Política e Justiça Social é a mesma em diversas partes do mundo. Uma nova consciência está emergindo na sociedade civil urbana e globalizada. Caso os governos não entendam estas novas demandas, os protestos só irão aumentar



The Square está disponível para usuários do Netflix, outro movimento inovador que merece um post à parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário