23 de nov de 2012

A Arte das Conversações


Responda as perguntas abaixo pensando em todas as reuniões que você fez nesta semana: 
  • Em quais você sentiu que algo realmente novo estava emergindo?
  • Quando se sentiu totalmente presente naquele momento, sem pensar em nada além daquilo que estava ouvindo?
  • Quando você se permitiu ficar em silêncio por alguns instantes antes de responder a pergunta que alguém fez?
  • Qual foi a última conversa profunda que você teve com alguém?

As conversas tem um poder incrível de nos conectar com o outro. De gerar ideias inovadoras, entender o outro e seu mundo. Aprender com o outro, criar novas realidades para nós e aqueles que estão a nosso redor.

Mas com a loucura da vida atual, estamos nos esquecendo disso. O foco excessivo no FAZER, em encarar tudo como uma TAREFA, está destruindo a profundidade das nossas conversas.

O World Café é uma metodologia incrível (e extremamente simples) que permite mudar esta realidade.

Uma das premissas essenciais deste método: as respostas, soluções, já existem na sabedoria coletiva daqueles que trabalham e vivem conosco todos os dias.

Uma conversa de World Café pode acontecer com grupos pequenos ou grandes. Eu já participei de uma sessão com mais de 200 pessoas.

Divida seu grupo em mesas com 4 ou 5 participantes. Coloque uma grande folha de papel para que todos possam anotar e até desenhar o que será discutido. Crie perguntas provocativas sobre o tema a ser discutido e comece. Após alguns minutos, faça os participantes trocarem de mesa e deixe apenas 1 representante de casa mesa fixo, de forma a contar o que foi discutido para os novos integrantes.

Ao final, faça uma reflexão sobre o processo com todos os participantes, documente os insights, anotações, desenhos e crie um plano para que as ações/ideias prioritárias se tornem uma realidade.

E o mais importante, siga os princípios da metodologia:

> Estabeleça o CONTEXTO
> Crie um ESPAÇO acolhedor
> Explore QUESTÕES significativas
> Estimule a CONTRIBUIÇÃO de todos
> Conecte diferentes PONTOS DE VISTA
> ESCUTEM juntos para descobrir percepções
> Compartilhe DESCOBERTAS coletivas

Recomendo o livro World Café, de Juanita Brown e David Isaacs para quem quer conhecer mais. O capítulo 10 é um resumo caso você queira se tornar um anfitrião de reuniões do Café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário