25 de jun de 2012

Olhos Azuis

Seguindo o post de meu irmão no blog PENSAR, assisti ao fantástico documentário "Olhos Azuis", no qual a professora norte-americana Jane Elliott faz um experimento social sobre o preconceito.

Dois grupos são separados. Um formado por pessoas de olhos azuis e consideradas inferiores. O outro grupo é o dominante e formado por pessoas de olhos castanhos.

Jane pratica esta experimento com seus alunos da terceira série do ensino fundamental desde 1968, não por coincidência o ano do assassinato de Martin Luther King.

O experimento com seus alunos é ainda mais desafiador. No primeiro dia as crianças ficam no grupo das dominadas e no dia seguinte, no grupo dominante. Um fotógrafo acompanha as duas sessões e capta o momento em que cada criança está exercendo os papéis. O resultado: imagens de arrepiar.

Um documentário que não discute somente o absurdo (e ainda persistente) racismo contra negros. As situações ilustradas se aplicam a qualquer disputa pelo poder e me lembraram de muitas situações cotidianas que vemos nas ruas e nos escritórios do Brasil e do mundo.

"Olhos Azuis" é uma porrada em nossos preconceitos.

Uma luz para nos acordar a uma nova realidade na qual possamos realmente aprender com o que é diferente de nós, seja em cor de pele, pensamento ou até mesmo na cor dos olhos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário