18 de mar de 2012

Um App para ajudar moradores de rua


Outro dia eu estava numa interminável viagem de avião e tive esta ideia maluca (ou não :)

Se algum programador ou startup quiser desenvolver, siga em frente.


Como funciona?
Cada usuário pode cadastrar informações sobre os moradores de rua do seu bairro na medida em que interagem e se sociabilizam com essas pessoas.
Dessa forma, a comunidade de usuários poderá saber por exemplo: por que aquela determinada pessoa esta na rua, sua historia pessoal e como ajuda-la a sair desta situação.

Por que este App é importante?
O que você faz quando vê um morador de rua? 
Em 99% dos casos se afasta, com medo que qualquer interação signifique um assalto ou reações violentas para as quais você não está preparado?
Por outro lado, se você tiver informações sobre quem é aquela pessoa e por que está naquela condição, estará mais propenso a ajudá-la.
Uma vez que isso se aplique a todos os usuários do App naquela região especifica (um bairro de São Paulo, por exemplo), está criada uma rede de suporte social aos moradores de rua.

Esclarecimentos
O objetivo não é necessariamente tirar as pessoas da rua, fazendo uma "operação limpeza", como temos visto em iniciativas coordenadas pelo governo municipal de algumas cidades do país.
A verdadeira missão desta ferramenta é ajudar as pessoas a recuperar sua dignidade e cidadania, através de ações criadas pelos próprios usuários do App em parceria com os moradores de rua.

Um comentário:

  1. Olá, muito interessante, tive uma ideia semelhante sobre um APP e estava pesquisando para ver se alguém já tinha pensado nisso rsrs... Sucesso na sua ideia !!!

    ResponderExcluir