3 de nov de 2011

Vivemos numa Era extraordinária


Nestes dias em que chegamos a 7 bilhões de humanos neste pequeno planeta azul, tive a curiosidade de relembrar o que aprendi nas aulas de Biologia do colégio sobre a evolução humana. Fui buscar mais sobre o assunto no Wikipédia.

Os números são incríveis. 

Estima-se que a Terra tenha surgido há 4,5 bilhões de anos e a vida 1 bilhão de anos depois.

O Homem surgiu há cerca de 2,4 milhões de anos atrás, na África e foi evoluindo até ao aparecimento do Homo Sapiens ("Homem Sábio", nós!), há 200 mil anos.

Para um Planeta que tem mais de 4 bilhões de anos de história, 200 mil não é absolutamente nada.

Os humanos chegaram na festa agora e já querem mudar tudo...Será que temos este direito?

Outro aspecto que me chamou a atenção foi perceber que já existiu ao menos 6 outras espécies humanas além do Homo Sapiens. Todas foram extintas. Possíveis causas: falta de adaptação as mudanças ambientais e menor inteligência do que o H. Sapiens.

Está claro também que a evolução humana não para por aqui. O que poderá acontecer nos próximos 200 mil anos? Novas espécies humanas vão surgir? Com quais características e qualidades?

Analisando estes números, fica claro que vivemos numa Era extraordinária. 

Demoramos mais de 190 mil anos para aprender a escrever (a escrita teria surgido na Mesopotâmia há 5 mil anos atrás) e hoje, qualquer um escreve o que quiser na web.

A criação de conhecimento nunca foi tão acelerada. Pela primeira vez na história, qualquer um dos 7 bilhões de pessoas neste planeta tem a possibilidade de se comunicar com milhões de pessoas através das redes sociais.

Todas estas possibilidades estão à nossa disposição para deixarmos um legado. Algo maior do que nós mesmos, algo que contribua para continuar contando esta história de 4,5 bilhões de anos.

2 comentários:

  1. Para quem acredita na evolução das espécies, é um prato cheio.
    Para os criacionistas isto não faz nenhum sentido. Às vezes até soa irritante tantas coisas sendo desconsideradas nas teorias evolucionistas, que sob o mesmo engano acaba se abraçando com o espiritismo, reencarnação, aperfeiçoamento, luz interior e outros equívocos. Não encaixa meu irmão..
    Você devia assistir um vídeo chamado "A vergonha do registro fócil" e acompanhar o raciocínio.
    Está disponível para venda em http://www.chamada.com.br/livraria/categorias/?cod=VIDEO, verifique também os demais temas que são abordados sobre o assunto, vc vai gostar muito.

    Felicidades chará!

    Dn'EL

    ResponderExcluir
  2. Amo a verdade Daniel.. mas ela me machucou muito no início, me fazia pensar.
    Mas há uma palavra de conforto que diz que D'us faz o corte, mas Ele mesmo cobre com o bálsamo.

    Dn'EL

    ResponderExcluir