16 de out de 2011

O que nossos antepassados nos ensinam

Um dos conceitos mais interessantes que aprendi com a Antroposofia é entender a herança que nossos antepassados deixaram para nós.


Quais histórias eles construíram?


Quais mensagens deixaram para nós?


Quais habilidades eles dominavam?


As características dos antepassados estão sempre presentes em nossa personalidade, em maior ou menor grau. Entendê-las e saber fazer bom uso delas pode nos ajudar a continuar construindo a história que eles nos deixaram.

O mesmo conceito vale para uma organização. Entender a história pessoal de seus fundadores, as motivações e valores que os levaram a criar a empresa, são fundamentais para criar as bases para o futuro.



Meu avô nasceu em Portugal em 1896. Quando tinha 14 anos, decidiu vir para o Brasil e tentar ganhar a vida.


A casa de meu avô em Alcobaça - Portugal, ainda preserva o mesmo estilo da época

Após algumas idas e vindas, ele retornou ao Brasil em 1925, desta vez com minha avó. Mudaram-se para o bairro da Mooca em São Paulo e criaram 3 filhos, dando início ao ramo Brasileiro da família.

Sempre fiquei imaginando o tamanho da aventura que seria vir para o Brasil em 1910, de navio, numa viagem que demorava mais de 2 semanas e para um país rural, pobre, desconhecido.

Semana passada tive a oportunidade de conhecer a casa de meus avós em Portugal e entender um pouco mais sobre sua história antes de virem ao Brasil.

Eles sobreviviam da agricultura e pecuária, tradição até hoje mantida por uma parte da família que permanece em Portugal.

Apesar das vacas, do leite e da colheita de azeitonas, a pobreza era grande. Acredito que foi este cenário que os motivou a buscar uma vida melhor em outro país.

À partir desta visita em Portugal e da conversa com meus parentes, pude entender melhor as lições que meus avós deixaram para nós.

Lições de empreendedorismo e coragem para transformar uma realidade dura em oportunidade.


O que você pode aprender com seus antepassados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário