27 de jul de 2011

Você tem tempo para PENSAR durante o trabalho?


Uma das coisas raras em qualquer organização é ter tempo para pensar!

Na correria do dia-a-dia, passamos todo o nosso tempo atendendo o telefone, respondendo e-mails (há gente que associa trabalho com ficar em frente ao Outlook o dia todo), participando de reuniões ou preparando apresentações em Excel ou PowerPoint.

Sobra tempo para pensar? Claro que não!

Nosso cérebro é como qualquer parte do corpo. Se você não usa, atrofia. Portanto, mãos a obra e já!

Você precisa começar a criar momentos para refletir.

Organize uma reunião quinzenal ou mensal com sua equipe, colegas de trabalho, amigos etc.

A pauta da reunião será muito simples: compartilhar insights!

Vale tudo para compartilhar idéias bacanas que você teve ou aprendeu recentemente. Algumas pessoas podem fazer uma breve apresentação sobre um livro, filme ou experiência (férias, por exemplo) que tiveram.

É importante sempre mencionar quais foram os insights, idéias e aprendizados da experiência descrita.

Na primeira reunião, a participação talvez seja um pouco tímida, mas aos poucos você irá perceber que este tipo de ação cria um grande engajamento, pois permite que cada um se conheça mais profundamente, além de realmente gerar aprendizado e inovação coletiva.

Ninguém cria nada sozinho. Aprendemos e criamos com os outros. 

Outro modelo de reunião que gera bons resultados:

A cada reunião, o grupo elege um coordenador, que fica com a missão de gerar questões "malucas" (leia-se também, "fora da caixa"). 

O objetivo da reunião é discutir estas questões. 

Para que a criatividade possa fluir, é importante que todos os participantes estejam comprometidos com escutar o outro com empatia e evitar ao máximo o julgamento e negação das ideias propostas. A reunião precisa ser encarada como uma sessão de Brainstorming, mas sem grandes pretensões de se atingir um objetivo imediato. 

É fundamental que algum participante anote as ideias que surgiram à partir das questões propostas e as publique em algum local de fácil acesso a todo o time (sugiro um blog ou até mesmo uma página da intranet da organização).

Aos poucos, este processo de reflexão irá reforçar a criação de projetos inovadores e fomentar uma cultura colaborativa na organização.

Aqui vão algumas perguntas "malucas" para sua primeira sessão:
  • Se nossa empresa falir amanhã, o Mundo sentirá falta dela? Por quê?
  • A Revolução Industrial mudou o Mundo dos Negócios, assim como Henry Ford e sua linha de produção e o Google e a nova economia da web. Qual será a próxima grande mudança?
  • Se você fosse Deus e tivesse somente o poder para mudar 3 coisas, o que mudaria?
  • Se você tivesse 1 ano de férias remuneradas, o que faria da sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário