23 de jul de 2011

Você no Parlamento

A Democracia é muito mais do que somente o voto a cada 4 anos...

Viver em um ambiente de Democracia Plena implica em não somente eleger nossos representantes, mas também manter constante cobrança e fiscalização sobre suas atividades, além de apontar os caminhos que queremos para nosso bairro, cidade, estado, país.

A Democracia é um sistema vivo e que pode evoluir a medida em que a consciência social e política de um povo aumenta.

O Movimento Nossa São Paulo tem lutado para fortalecer a participação popular não somente em São Paulo, mas em todo o Brasil. Uma grande vitória neste sentido foi a aprovação do Plano de Metas, a ser elaborado pelo prefeito em até 100 dias após tomar posse (em São Paulo e outras cidades do Brasil, já é lei em vigor).

Agora, surge outro desafio. O Movimento Você no Parlamento. Veja mais informações a seguir.

Participe, se envolva, defina os caminhos para a atuação dos vereadores de São Paulo em 2012.

E lute para levar ações como esta para a sua cidade.


Em apenas 15 minutos você pode ajudar a construir uma cidade mais justa e sustentável.
De 15 de junho a 15 de agosto, toda a população poderá escolher quais medidas devem ser priorizadas pelo poder público em 2012 em 18 temas.

A Rede Nossa São Paulo e a Câmara Municipal de São Paulo convidam você para participar da campanha “Você no Parlamento”, que contempla a realização de uma ampla consulta pública para que os cidadãos escolham suas prioridades para a cidade em 2012, nas diferentes áreas de atuação do poder público municipal.

O objetivo desta campanha é, essencialmente, fazer com que gestores públicos direcionem seus trabalhos a partir das reais necessidades da sociedade que os elegeram.

A consulta será realizada por meio do site www.vocenoparlamento.org.br, e também por meio de questionários impressos que serão distribuídos nas 31 subprefeituras da cidade e outros postos de distribuição (ver relação abaixo).

As questões apresentadas abordam vários aspectos da vida das pessoas na cidade e estão baseadas na pesquisa IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) realizada pelo IBOPE/Rede Nossa São Paulo. São 28 questões e 18 temas importantes para a qualidade de vida dos paulistanos: Inclusão para pessoas com deficiência, Assistência social para pessoas e grupos em risco social, consumo e meio ambiente, cultura e lazer, desigualdade social, educação, esporte, habitação, infância e adolescência, juventude, saúde, segurança, sexualidade, tecnologia da informação, terceira idade, trabalho, transparência e participação política e transporte e mobilidade.

A campanha “Você no Parlamento” terá duração de dois meses – entre 15/6 e 15/8 – e o resultado da pesquisa será tabulada pelo Instituto Ibope e entregue a cada um dos 55 vereadores na segunda quinzena de setembro.

As prioridades mais votadas pela população orientarão o trabalho dos 55 vereadores da Câmara Municipal em 2011/2012 nas três dimensões de atribuições da Câmara:

•     Prioridades eleitas que podem e devem transformar-se em Projetos de Lei;
•     Prioridades eleitas que podem e devem transformar-se em Emendas ao Orçamento para 2012;
•     Prioridades eleitas que podem e devem transformar-se em Ações Legislativas de Fiscalização do Poder Executivo.

Os procuradores legislativos e consultores técnicos legislativos da Câmara Municipal participarão na organização da base de dados e conseqüente formulação de propostas.

Para atingir o maior número de pessoas na cidade, é necessária uma ampla divulgação da Consulta Pública. Para isso, solicitamos o seu apoio e de todas as organizações, entidades sociais, escolas, empresas, igrejas, telecentros, universidades que tem interesse em participar desta iniciativa.

Movimento Nossa São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário