3 de jul de 2011

A Jornada do Herói no Cinema


O filme "Batman - O Cavaleiro das Trevas", fez enorme sucesso em 2009 e alcançou até o momento a oitava maior bilheteria da história do cinema*. Realmente é um filme excelente e que começou com um antecessor do mesmo nível: "Batman Begins", de 2005.

Muita gente assistiu somente ao segundo filme da série e sequer sabe sobre o primeiro, que não teve tanta repercussão.

Para mim, "Batman Begins" é um dos melhores filmes sobre a "Jornada do Herói", teoria formulada pelo estudioso norte-americano Joseph Campbell.

A Jornada possui 12 passos e mostra basicamente sempre a mesma história, embora já tenha sido abordada ao longo de séculos por civilizações distintas.

Uma pessoa comum recebe um chamado para uma grande aventura e, ao aceitar, passa a viver em uma nova realidade, repleta de lutas, desafios, derrotas, vitórias e conquistas. Ao longo da jornada, a pessoa acaba por se transformar em um verdadeiro herói e ao final deste processo recebe uma grande dádiva. Por fim, o herói decide voltar para seu mundo de origem e compartilhar esta dádiva com seu povo.

Alguma semelhança com os filmes? E o que dizer dos mitos religiosos?

Se você é fã de cinema como eu e quer entender mais sobre a Jornada do Herói, recomendo "Batman Begins".

Qual a sua Jornada do Herói?

* Segundo o website Box Office

Um comentário:

  1. Fala Daniel!
    Você sempre com pensamentos interessantes, vendo a profundidade no trivial. Boa lembrança da Jornada do Herói. Apesar de que gosto mais dos filmes que mostram a jornada de forma mais "humana" e não tão "conto de fadas" como o filme do Batman.Além do nosso conhecido "Into The Wild", existem outros filmes que mostram essa jornada, que passa por provações e desvios, aprendizados e erros. Vimos na aula de cultura colombiana um filme chamado "Los Viajes del Viento" lançado em 2010, onde um menino sai com um velho tocador de sanfona pelo sertão do norte da Colombia. Se forem ver o filme, prestem mais atenção aos momentos de silencio do que às falas. Abs!

    ResponderExcluir