2 de mar de 2011

Estamos caminhando para 500 Km de trânsito?


Poucas palavras podem dizer muito, como demonstrado na matéria abaixo.

Embora hoje em dia tenhamos carros que vão facilmente até 200 Km/h, qual a velocidade média das grandes cidades? 15, 20 Km/h? Aposto que não passa muito disso...

Precisamos de novas soluções para novos problemas.

Que tal carros compartilhados? Já há empresas trabalhando nisso.

http://www.zipcar.com/

Transporte público? Deve ser a bandeira número 1, mas é preciso muito mais do que as palavras vazias dos governos que o Brasil tem tido nesta área.

Se nada for feito, caminhamos a passos largos para os 500 Km de trânsito em grandes capitais e o fatídico dia em que todos ficarão parados na porta de casa...

O Movimento Nossa São Paulo tem promovido discussões interessantes sobre a mobilidade urbana. Participe, contribua.


02/03/2011 - 18h39 - Folha on-line

Trânsito com carros verdes continua sendo trânsito, diz Ford
FERNANDA EZABELLA

ENVIADA ESPECIAL A LONG BEACH, CALIFÓRNIA

Bill Ford, bisneto de Henry Ford e presidente do conselho da Ford, se considera um "ambientalista industrial" e tem duas paixões desde menino: carros e natureza. Mas foi só depois de entrar na faculdade, nos anos 70, que percebeu que as duas coisas eram conflitantes.


"Fui considerado um radical", disse Ford, sobre quando começou a trabalhar na montadora, no desenvolvimento de produtos, em 1979. "Chegaram a me chamar na diretoria e pedir para eu parar de sair com ambientalistas suspeitos."

Ford, 53, falou nesta quarta-feira no TED, evento de palestras de 18 minutos com pessoas das mais variadas áreas, que acontece até sexta-feira em Long Beach, na Califórnia.


No lugar de uma palestra corporativa, Ford discorreu sobre seus sonhos para o futuro dos carros. Quer dizer, não carros, e sim futuro dos sistemas de transporte.

"Precisamos mais do que simplesmente carros inteligentes. Precisamos de estacionamentos inteligentes, transporte público inteligente", disse. "O que realmente me inspira é o que será possível quando nossos carros começarem a conversar entre si."

Entre os diversos números que apresentou, Ford afirmou que em Pequim a média que uma pessoa passa no trânsito por dia é cinco horas, e que um trânsito de 160 quilômetros levou 11 dias para terminar na cidade.

"Um trânsito de carros verdes continua sendo trânsito. A solução não é criar mais estradas ou carros inteligentes. Mas sim uma rede de soluções global", disse Ford.

O executivo também afirmou que, em 2050, haverá entre 2 e 4 bilhões de carros no mundo, o que causará problemas sérios como transporte de alimentos.

"Eu costumava me preocupar em vender mais carros e caminhões. Hoje eu me preocupo por vender apenas carros e caminhões."

Nenhum comentário:

Postar um comentário