5 de dez de 2010

Você troca de celular a cada 6 meses?

Existem hoje mais de cinco bilhões de telefones móveis no mundo, de acordo com dados da empresa de análise da indústria móvel Wireless Intelligence.

Em todo o mundo a telefonia celular tem crescido num ritmo acelerado. Segundo o relatório Digital Life 2006, da International Telecommunication Union (ITU), agência ligada à ONU, a telefonia fixa demorou 125 anos para atingir um bilhão de usuários no mundo, ao passo que os usuários de celulares chegaram ao mesmo número em apenas 21 anos. Ainda conforme o relatório, o segundo bilhão foi atingido em apenas três anos.

E você? Troca de celular a cada 6 meses?


Qual o impacto disso para a Sustentabilidade do planeta se todos agirem assim?

Há duas soluções importantes para começar a equacionar este problema: 1) reduzir o consumo frenético por eletrônicos (e outros produtos em geral); 2) No caso específico do Brasil, a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi criada em Agosto deste ano pelo Governo Federal e representa um importante passo para que a sociedade atue de maneira mais sustentável em relação ao Meio Ambiente.

Um dos elementos essenciais da Política é a logística reversa, que determina que fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores realizem o recolhimento de embalagens usadas. Foram incluídos nesse sistema produtos como agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, todos os tipos de lâmpadas e eletroeletrônicos.

Atue e exija que as empresas das quais você é cliente cumpram seu papel previsto na Política citada.


VEJA ONDE DESCARTAR SEU LIXO ELETRÔNICO

Descarte Certo

No site http://www.descartecerto.com.br/ é possível dar destino aos eletroeletrônicos. O serviço inclui a retirada do equipamento em casa e custa entre R$ 6,90 e R$ 130.

E-lixo Maps

O projeto, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, permite visualizar os postos de coleta de lixo eletrônico em São Paulo. No site http://www.e-lixo/. org, basta colocar o CEP e encontrar o local mais próximo para levar os aparelhos.

USP

Possui o Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática (Cedir). É preciso agendar a entrega pelo email consulta@usp.br.

Um comentário:

  1. Oi, Daniel
    Serviço de utilidade pública!
    Adorei. Colocarei estas páginas nos meus favoritos.
    Uma ótima semana pra você

    Abs

    ResponderExcluir