19 de out de 2010

A vez da Sociedade Civil Organizada

"Os jovens não se mobilizam."

"Esta geração atual é totalmente alienada. O lema é cada um por si."

Será?

Talvez as formas de mobilização estejam em mudança...Das passeatas tradicionais, para a mobilização on-line, na hora, com milhares e milhares de pessoas...

Mobilização on-line não funciona?

Vejam os resultados da COMUNIDADE AVAAZ:

Canadá (420.000 membros da Avaaz), nós encaramos uma aliança do império midiático e o Primeiro Ministro na sua tentativa de subverter a independência dos meios de comunicação do país, e ganhamos. 

Brasil (730.000 membros), nós levamos o movimento contra a corrupção para a Internet, aprovando a lei Ficha Limpa no Congresso e falando para o STF a manter a legalidade a lei, removendo assim corruptos notórios das eleições – a batalha não acabou mas a Ficha Limpa já é considerada uma revolução na política brasileira.

Itália (240.000) nós nos opomos a uma proposta legislativa do Primeiro Ministro para atar as mãos dos investigadores dos casos de corrupção - comentadores saudaram a vitória como a primeira vez na história italiana de como a mobilização online mudou a agenda parlamentar. 

Argentina (60.000) nós agimos rapidamente para proteger as geleiras no que parecia uma vitória certa das empresas de mineração, porém ganhamos. 

África do Sul (70.000) construímos um enorme clamor público contra uma proposta de censura sobre a imprensa, forçando o governo a alterar a sua lei de regulamentação da mídia. 

Alemanha (480.000) milhares de telefonemas de última hora dos nossos membros ajudaram a impedir o governo de cortar drasticamente seu orçamento de ajuda humanitária internacional para saúde. 

Acho que os números falam por si.

www.avaaz.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário